Tuesday, March 3, 2009

Uma pitada de gentileza e rock ‘n’ roll

Eu e meus amigos ficamos impressionados com os gringos da serra gaúcha. A gentileza e a simpatia são características fortemente presentes nestas pessoas. Quem vive em um mundo considerado hoje “normal”, está acostumado, ao chegar a um estabelecimento, ser recebido por pessoas antipáticas ou computadorizadamente treinadas. Sinceramente, não sei qual dos dois tipos irrita mais. Mas como o grupo do tele marketing está inserido no segundo grupo, escolho este.

Ao entrarmos em cafeterias, restaurantes e lojas da serra, fomos atendidos por pessoas incrivelmente gentis e atenciosas. No fast food, um dos meus amigos, por mero descuido, acabou quebrando um copo. Os papéis se inverteram e o garçom só faltou pedir desculpas pelo ocorrido, e tentou tranqüilizá-lo de todas as maneiras possíveis, informando-o, também, que este não era nem o primeiro nem o último copo a quebrar naquela noite. A poucos passos dali, ao pedirmos informação sobre divertimentos noturnos, uma simpática e bela moça tipicamente gringa, além de nos ajudar nas opções de clubes, se pareceu realmente preocupada com nossa segurança ao vagar naquelas ruas – que nem pareciam tão inseguras assim. Frisou diversas vezes num tom tão carinhoso quanto o de uma mãe para com seu filho. Já sei o que a Hebe diria sobre estas pessoas: gracinhaaa. E eram mesmo, tanto que sentimos vontade de abraçar todas elas. A questão aberta: estaríamos nós acostumados a um grau lamentável de cordialidade entre seres das nossas comunidades metidas a bestas ou, de fato, a gentileza percebida na serra é um incomum modelo aprimorado de relacionamento?

Sobre as opções da noite serrana, acabamos indo a um bar onde a agenda do dia trouxe uma banda incrivelmente divertida. As músicas mais inusitadas (bregas, infantis dos anos 80, pop trash atual) eram tocadas com uma bela pitada de rock ‘n’ roll. Para dançar berrando as letras já automaticamente decoradas por qualquer terrestre que viveu - de forma não alienada - nas ultimas duas décadas.

Antes mesmo de finalizar este post, percebo o quão injusto é o título do mesmo para os dois assuntos supracitados. Numa linguagem culinária de receitas: não foram apenas “pitadinhas” de gentileza e rock, na verdade foram verdadeiras “xícaras de chá” resultando numa receita deliciosa que gerou porções de um memorável final de semana a todos. Como diria...

No comments: